A realização da primeira consulta deve ser feita a partir do primeiro dentinho em boca, por volta mais ou menos dos 6 meses.
A pasta deve sempre conter flúor segundo a Associação de Odontopediatria do Brasil, acima de 1.100 ppm para ser eficaz contra a cárie. Importante lembrar que existem quantidades ideais de pasta para cada idade.
É de extrema importância as consultas regulares para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, prevenindo possíveis alterações que possam causar cárie, ou até mesmo alterações que possam ocasionar mudanças na arcada dentária alterando crescimento.
A dentição decídua ou de leite como é popularmente chamada, possui camadas menores de materiais dentários quando comparados aos dentes permanentes, diante deste fator é necessário verificar com regularidade se há lesões cariosas ou infecções para que o dente decíduo não seja perdido antes do tempo.
O dente decíduo ou dente de leite, serve de guia de erupção para o dente permanente, além de reservar lugar para o mesmo. É através da raiz do dente decíduo que o dente permanente ao realizar força para erupcionar consegue realizar um processo de reabsorção desta raiz, deixando o dente decíduo “molinho” e pronto para cair naturalmente e em seguida o dente permanente iniciar o processo de erupção na cavidade bucal.
Muito comum acontecer durante a troca dentária o que chamamos de retenção prolongada, que nada mais é que um dente permanente erupcionando sem que o de leite caia naturalmente ou esteja molinho. O correto a se fazer nestes casos é a extração do dente decíduo para que consigamos espaço no arco dentário, fazendo com que o dente permanente ocupe o local do “dentinho teimoso”. Isto muitas vezes acontece pela falta de estimulo de crescimento que pode gerar falta de espaço na arcada dentária.
Quando temos um trauma dental, o ideal é que a criança seja levada ao dentista o mais breve possível para uma avaliação radiográfica e clínica. Algumas alterações podem ocorrer após o trauma como escurecimento do elemento dentário que foi acometido, mobilidade do mesmo, e até mesmo desconforto no local. Gengiva e língua são as estruturas que mais são acometidas, além dos dentes anteriores.
Uma dieta cariogênica é aquela rica em açucares que promove o desenvolvimento de cáries dentárias. As cáries são lesões que ocorrem nos dentes quando as bactérias presentes na boca transformam os açucares e carboidratos em ácidos que corroem o esmalte e estruturas dentárias.
Alimentos ricos em açucares e amido são os principais responsáveis por uma dieta cariogênica. Doces, refrigerantes, sucos e caixinha, bolos, biscoitos são exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação para prevenir a cárie dentária.
Ao diminuir a dieta cariogência e aumentar a escovação e uso do fio dental, estamos prevenindo o aparecimento destas lesões.
Sim, embora seja mais comum em adultos, o tártaro que nada mais é que a placa bacteriana que pode se formar nos dentes com o tempo se não realizarmos as profilaxias (limpezas periódicas) e escovação com uso do fio dental em casa.
As crianças são especialmente vulneráveis ao tártato pois muitas vezes possuem dificuldade na escovação e falta de autonomia, o que pode permitir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes .
É importante que os pais incentivem seus filhos a uma boa higiene bucal e uma dieta saudável para prevenir o tártaro e outros problemas dentários que possam surgir como lesões cariosas. Isso ajudará a garantir a saúde bucal das crianças e evitar problemas futuros.
É através da consulta do pré-natal odontológico que informamos sobre algumas mudanças que podem acontecer na gestação devido a alterações hormonais, alterações que podem acontecer da dieta com os famosos desejos e possíveis enjoos matinais, como também a realização de uma avaliação clínica para checar se a saúde bucal está 100%. O nosso corpo é todo interligado e a saúde bucal da gestante deve ser uma preocupação durante a gestação, pois infecções que estão na cavidade bucal podem ser transmitidas à corrente sanguínea gerando também complicações para o feto (bebê)
Durante esta consulta, a gestante é informada e orientada sobre a forma correta de higienização da cavidade bucal do bebê e como realizar , onde todas as dúvidas que possam surgir, serão sanadas.